terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fatias Húngaras....

Bom, este Post era pra ter saído ontem, como não deu, estou postando agora....

Esta receita é quase uma "tradição" em casa. Minha avó e fazia todo o fim de ano, e quando ela nos deixou, também deixamos as rosquinhas de lado. Mas há uns dois anos resgatei a receita e fiz... fica uma delícia, combina bastante com a data. Fiz algumas adaptações e vou contar pra vocês. Esse Passo a Passo eu peguei em http://cozinhaepoesia.blogspot.com/2010/03/fatias-hungaras.html, e depois coloco meus comentátios, ok!!! Espero que gostem!!!

FATIAS HÚNGARAS

Ingredientes

Para a massa

2 tabletes de fermento biológico (30 g)
9 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
5 gemas
2 xícaras (chá) de leite
8 xícaras (chá) de farinha de trigo

Para o recheio

100 g de manteiga sem sal
200 g de açúcar
200g de coco ralado desidratado (sem açúcar)


Para a calda

300 ml de leite
3 xícaras (chá) de açúcar





Modo de fazer
Aqueça levemente 1 xícara do leite passe para um recipiente grande e dissolva nele o fermento. Adicione as Gemas, o açúcar, o sal, a manteiga, o restante do leite e misture bem.
Junte cerca de metade da farinha e misture com uma colher, Passe a massa para uma bancada e sove fazendo movimentos de ir e vir até que a massa mude de coloração e fique com aspecto rendado.
Acrescente então o restante da farinha, trabalhando a massa e raspando a bancada com a ajuda de uma espátula. Sove um pouco até a massa ficar bem elástica.
Cubra o recipiente e deixe a massa crescer em lugar abrigado de correntezas de vento até que dobre o volume.

Enquanto isso prepare o recheio
Leve a manteiga ao fogo por cerca de 2 minutos somente até que amoleça. Junte o açúcar misture e reserve.

Montagem
Passe a massa novamente para a bancada polvilhada de farinha de trigo, abaixe-a com as mãos e usando uma faca divida-a em 4 partes. Usando um rolo de abrir massa, abra cada parte (não muito fina) na bancada (sempre polvilhando farinha de trigo) dando o formato retangular.
Passe 1/4 do recheio sobre ela e polvilhe com 50 g do coco. Enrole como rocambole e feche apertando muito bem a emenda (dê uns beliscões para unir bem a massa).
Com uma faca larga corte o rolo em fatias (de 1 dedo a 1 dedo e 1/2 de largura). Dê uma achatada com a palma da mão em cada fatia e ajeite-as em assadeiras untadas e polvilhadas com farinha de trigo deixando espaço entre elas.
Repita o processo com as outras partes da massa. Não se esqueça de sempre polvilhar farinha na bancada e nas mãos enquanto trabalha com a massa.
Cubra as assadeiras ou deixe em lugar abrigado até dobrar o volume novamente.
Aqueça o forno com uns 15 minutos de antecedência e coloque as assadeiras. O forno deverá estar bem quente para que elas assem e tomem cor rapidamente. Se o forno estiver frio elas demorarão muito para assar e ficarão duras e ressecadas.

Enquanto assam prepare a calda:
Leve o açúcar e o leite ao fogo somente para derreter e desligue. Reserve.

Finalizando
Quando as fatias estiverem assadas, retire as assadeiras do forno e com o auxílio de uma colher vá derramando um pouco da calda sobre cada uma delas (use tudo). Volte a assadeira ao forno por mais uns minutinhos para que a calda seque um pouco e desligue.
Espere esfriar um pouco (quentes elas ficam muito frágeis) e com ajuda de uma faca larga ou espátula retire-as da assadeira.
Deixe -as esfriando sobre uma grade antes de armazenar.

Rende aproximadamente 70 unidades







Observações:

 A receita é bem grande se desejar faça apenas a metade, rende muito.

Se for usar fermento biológico fresco que é vendido a granel use 2 colheres (sopa)

Se desejar acrescente 2 colheres (sopa) de manteiga a massa

Use medidas padrão - xícaras de 240 ml



Observações da Simone:
- Eu costumo colocar no recheio uva passa ou gotinhas de chocolate... fica uma delícia.
- Uma vez fiz uma mistura de nozes picadas, côco, uva passa e recheei... será que ficou bom???
- Também experimente cobrir com fondant - aquele creminho branco que seca e endurece, feito à base de açúcar de confeiteiro, que eu comprei pronto, que é usado para decorar tortas, roscas, recobrir docinhos, como o camafeu... Não precisa cobrir tudo, jogue por cima com uma colher, deixando cair os fios, decorando as rosquinhas, de preferência depois de frios...
Além de ficar lindo, fica uma delícia!!!


Gostou??? experimente fazer e me conte!!! mande fotos!!!! Comente!!!

Um comentário:

  1. Descobri a América, rsrsrs. Vou usar o foundant para cobrir cup cakes, será que dá certo?? Fui fazer com açúcar de confeiteiro e limão "pensando" que ia ficar branquinho e... nada. Será que errei nas medidas?
    Bjus

    ResponderExcluir