terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Patchcolagem....

Oi Gente...

Estou fazendo em casa umas almofadas com uns tecidos que eu tinha comprado antes de casar, para minha mãe bordar. Aí foi ficando, ficando e decidi fazer de Patchcolagem, com um motivo de gatinho, com tecidinhos fofos que minha querida amiga Joyce me deu no fim do ano passado. Tentei montar um Passo a Passo. Usando a mesma técnica nós podemos fazer camisetas, bolsas, cortinas, e tudo mais que sua imaginação permitir!!!! Lá vaiii............

1 - Escolha o motivo: nosso querido amigo Google pode nos ajudar e muito. O que eu usei foi esse:

2 - Transfira o molde desejado para o papel Termocolante. Existem várias marcas e tipos de papel termocolante. O melhor é o tal do Heat'n Bond. Eu comprava numa loja aqui da minha cidade, mas acabou. Ele é importado e carinho.... mas é o melhor. Pra quê usar o termocolante??? A resposta é simples: ele ajuda a posicionar e fixar o desenho no tecido e também ajuda a não desfiar. Tem gente que usa cola-pano, mas eu já vi trabalhos manchados com cola-pano.

O tecido de trás é a almofada, o tecido de florzinha é o tecido que eu vou usar e o gatinho do lado já está transferido para o termocolante. Detalhe: os desenhos tem que ser riscados invertidos, principalmente letras, pois elas serão aplicadas de forma que ficarão invertidas... vc vai entender mais pra frente...

3 - Posicione o Termocolante sobre o avesso do tecido, com o lado do papel para cima.
Sempre deixe uma borda ao redor do desenho, pra recortar direitinho depois que o termocolante estiver aplicado no tecido, pois é mais fácil de recortar.
(Não reparem naquela latinha de milho ali atrás, é que eu estou fazendo uns porta-lápis.... rsrsrs)

4 - Passe com o ferro até fixar o desenho no tecido. A temperatura do ferro vai depender o tipo do papel. No Heat'n Bond a temperatura é morna e basta passar 3 segundinhos em cada área que fixa. Nesse outro nacional, tem que ficar uns segundinhos com o ferro parado em cima da figura, até colar. Cuidado pra não queimar o tecido, heim!!! E o ferro não pode ser à vapor - o meu é, mas está sem a aguinha....

Detalhe do meu esmalte amarelo do Reveillon..... rsrsrsrs
Nessa foto estou transferindo o desenho para o tecido florido, no avesso.

5 - Depois de esfriar, recorte com cuidado, em cima do risco:


Do outro lado vai ficar assim... entendeu o que eu quis dizer, quando disse que o desenho fica invertido???

6 - Agora, basta retirar o papel do avesso do desenho, tomando cuidado para não desgrudar do tecido. Alguns termocolantes tem uma colinha, que até ajuda a posicionar o desenho na camiseta, ou no local onde vc irá aplicar.


Estou retirando o papel do avesso do tecido.

7 - Escolha o local onde irá aplicar o desenho e "cole".


8 - Passe com o ferro por cima do desenho, para ativar o termocolante e fixar a figura.


9 - Escolha as cores de linha de acordo com as cores do motivo - eu uso linhas de meada, dessa de ponto cruz, 3 fios - para fazer o caseado.

Este pontinho é fácil de fazer, em caso de dúvidas, procure no Youtube que tem vários vídeos ensinando, quem sabe mais pra frente eu fasso um tutorial. Ou pergunte pra sua avó, ou mãe, ou cunhada ou amiga prendada, muitas pessoas sabem!!! Esse Ponto é necessário para prender bem o motivo no tecido e também dá um acabamento lindo no trabalho! Repita essa operação com todas as partes que formam o desenho, combinando tecidinhos de cores diferentes.... Veja como ficou:

Ainda não terminei as almofadas, mas quando costurar e encher, eu coloco fotos!!!
Espero que gostem!!!
Sempre que der coloco novos moldes pra vcs! Escrevam seus comentários, se deu pra entender o passo a passo certinho, ok!!!

Abraço a todos!!!!
Bjussssss


0 comentários:

Postar um comentário