sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Berinjela....

Gente, essa semana este blog está virando um blog de culinária.....
Me perdoem se eu não estou seguindo a agenda do blog, mas essa semana é excepcional.
Ontem fiz uma berinjela para hoje à noite, ficou uma delícia, é mais ou menos assim:

Ingredientes:
3 berinjelas médias
2 cebolas raladas
5 dentes de alho amassados ou picadinhos bem pequeno
Salsa à gosto
Tiras de pimentão verde à gosto
1/2 xícara de Azeite
Shoyo à gosto - eu coloco cerca de 3/4 de xícara
Sal - cuidado com o sal, porque o shoyo é salgado
Azeitonas pretas fatiadas
Alcaparras

Preparo:
Vou falar o jeito que eu faço, se vcs tem um jeito diferente de fazer, comente!
Eu coloco no processador a cebola, o alho e a salsinha para triturar e reservo.
Aí eu descasco a beringela e corto em cubinhos, misturo o shoyo, os temperos, o pimentão, o azeite e coloco no forno em uma travessa e cubro com papel alumínio ou uso o AssaRápido (veja abaixo).
Depois de assado, eu espero esfriar um pouco e coloco a azeitona e as alcaparras.
Observações: Faço essa receita meio de olho, então, vc pode alterar as medidas de acordo com seu gosto. Você pode não colocar as alcaparras - é que eu gosto - pode colocar tomate seco picado, nozes, etc.
Se quiser transformar em um patê, é só bater no liquidificador, tb fica bom.
Você pode servir como aperitivo, com torradinhas, ou junto com a comida.

** Dica: descobri um produto muito interessante: AssaRápido Wyda

São uns saquinhos parecidos com celofane. No começo pensei: "isso vai derreter...", mas resolvi arriscar. É bem legal e prático, eu coloco todos os ingredientes dentro do saquinho, fecho com o fechinho que vem nele mesmo e deixo assando. Basta seguir as instruções na embalagem. Dá pra usar com frango, legumes, etc...
E fora que não faz sujeira!!

0 comentários:

Postar um comentário