quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Compras na Internet - Quarta-feira

Comprar ou não comprar? Eis a Questão...
 

Essa é uma pergunta que nós que trabalhamos com Informática ouvimos bastante, e achei esse artigo falando sobre isso em um momento bem oportuno!!! Espero que seja útil.

“Com a chegada das compras de Natal uma das alternativas de consumo mais  procuradas é a internet. O ambiente virtual proporciona comodidade e tranquilidade na aquisição de produtos e serviços, no entanto, o consumidor deve ficar atento e ter alguns cuidados antes de efetuar a compra. A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) destaca alguns desses cuidados. 

O consumidor deve assegurar a confiabilidade da página virtual. Para tanto, existem sites com a opinião dos consumidores sobre o atendimento prestado pela empresa. Além disso, é importante checar a idoneidade do fornecedor junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da Receita Federal. 

Todas as ofertas e informações relacionadas ao produto devem ser enviadas ao consumidor de forma clara e ostensiva, principalmente se houver algum problema no momento de envio da mercadoria. Caso o consumidor queira desistir da compra por algum motivo é garantido a ele o prazo de sete dias para arrependimento, contados a partir do recebimento do produto. Este direito é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que determina também que as despesas com o reenvio do produto devem ser arcadas pelo fornecedor. 

Assim como as lojas varejistas, os sites também precisam informar quais são as formas de pagamentos disponibilizadas ao consumidor. É importante ressaltar que a empresa tem como obrigação oferecer outras formas de pagamento, além do cartão de crédito. 

O Procon Estadual, uma das superintendências da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT), registrou no período de janeiro a novembro deste ano 101 reclamações referentes a compras pela internet. No mesmo período do ano passado foram registradas 84 reclamações. O produto mais demandado do segmento foram os microcomputadores e eletroeletrônicos. A principal reclamação está relacionada à entrega das mercadorias com danos/defeitos e demora na entrega do produto. 

De acordo com a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, há um aumento no número de reclamações relacionadas a compras pela internet devido aos avanços da tecnologia, do surgimento de novos canais de distribuição eletrônica e da integração dos mercados. 

“As compras pela internet ganham mais espaço a cada dia. O Procon Estadual recomenda a consulta ao Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas, um instrumento de consulta do consumidor, que pode verificar quais os fornecedores foram mais reclamados no Procon-MT e qual a postura dos mesmos com relação às reclamações no órgão estadual de defesa do consumidor”, disse Gisela. “Para o Sistema Nacional e Estadual de Defesa do Consumidor (SNDC), todas as relações de consumo que forem feitas por meio de comércio eletrônico devem partir do princípio da dignidade humana, boa fé, privacidade, segurança e proteção dos interesses do consumidor”, concluiu a superintendente. “
Fonte:

Minhas Dicas:
- Duvide de ofertas muito mirabolantes – ninguém hoje em dia dá 200% de desconto!
- Pergunte a alguém que já comprou no site como foi sua experiência.
- Verifique no próprio site a opinião de outros consumidores.
- Pesquise na Internet sobre a loja ou o produto que pretende comprar.


Prós: Comodidade de comprar a qualquer hora e receber onde quiser, Descontos, Novidades sempre fresquinhas, etc...
Contras: No caso de roupas e sapatos, não podemos experimentar, demora alguns dias até ter o produto nas mãos, em caso de troca é mais demorado.

Sites que eu recomendo:
www.submarino.com.br – Tem de tudo por lá!
www.americanas.com.br – Também tem de tudo!
www.walmart.com.br – Tudo e mais um pouco...
www.shoptime.com.br – Ofertas da TV e muito mais!
www.netshoes.com.br – Calçados
www.kabum.com.br – Informática

E muitas outras que eu não lembro agora. Mas seguindo estas dicas, podemos aproveitar da comodidade e dos descontos.

E você, já teve alguma experiência, agradável ou não, comprando pela Internet?? Comente!!!!

0 comentários:

Postar um comentário